terça-feira, 1 de março de 2016

Descubra a serra em três dias...


Descubra uma serra encantada!


A Serra do Caramulo está situada no concelho de Tondela, distrito de Viseu. É uma zona de montanha de origem granítica e xistosa. As urzes e a carqueja predominam na sua flora. Pode visitar as suas aldeias em que predomina o granito na construção das casas, apreciar os canastros ou espigueiros, apreciar as paisagens. Tem museus para visitar, os moinhos, parques de lazer ou merendas, a Rádio Tondela, o Caramulinho, o Cabeço da Neve e muito mais.

A serra do Caramulo abrange a freguesia do Guardão, Santiago de Besteiros, S.João do Monte e Mosteirinho, entre outras.

Nesta descoberta, vamos apresentar alguns pontos recônditos, a não perder da nossa serra. As suas pequenas aldeias e alguns monumentos, mas não só a própria flora da serra deve ser apreciada, apesar de tudo estar a ser alterado.
Mapa do concelho de Tondela

Descubra a serra em três dias

Comece pelo Museu do Caramulo que compreende o Museu de Arte e o Museu Automóvel onde poderá apreciar a coleção automóvel e de arte bem como a coleção de brinquedos . Passe pelos moinhos do Caramulo situados em plena localidade do Caramulo, junto ao hotel. Dirija-se, depois, à capela de Santa Margarida, padroeira da localidade. Daí poderá ir de carro até ao ponto mais alto, com 1075 metros , subir ao Caramulinho, podendo avistar o mar em dias de céu limpo e a seguir ir ao Cabeço da Neve de onde poderá avistar o extenso vale de besteiros e, se gostar de desporto aventura, praticar Parapente.

Caramulinho


















Cabeço da Neve








          Daqui seguir em direção à aldeia de Jueus onde poderá pernoitar na Casa do lagar miradoyro. No dia seguinte, poderá seguir para o Teixo. Aí encontrará também alojamento na Casa da Portela .


Aldeia do Teixo


             De seguida, dirija-se a São João do Monte, freguesia do concelho de Tondela, com cerca de 862 habitantes (2011). Era constituído pelas freguesias de Mosteirinho e São João do Monte. Em 1836 foram-lhe anexadas as freguesias de Alcofra, Arca e Varzielas. Esta aldeia é muito rica em termos arquitetónicos, a não perder, onde poderá desfrutar de uma praia fluvial, uma igreja matriz secular, a ponte de Cales, as fontes Marianas, a ponte romana e a casa da cadeia.


Ponte de são João


Igreja matriz


Casa da cadeia


Pelourinho








Este pelourinho encontra-se situado no Largo do Pelourinho. A sua construção data do século XVII







Capela de São Cristóvão




         





   São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas. atualmente os motoristas levam os seus carros no último domingo de julho para benzer os seus carros e para terem sorte nas viagens.






          Espigueiro em Abóbada





       




 Os espigueiros situam-se na povoação de Almofala, Ábobada, Vila de São João do Monte, e são em granito e madeira de construção antiga, mantendo as características e pedras soltas de granito que suportam a estrutura em madeira.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário