segunda-feira, 21 de março de 2016

Página de diário


Os alunos foram desafiados a reviver/recordar um dia de agosto de 2013. Foi-lhes distribuído  um guião referente à estrutura da página de diário. 

Página de diário I

Reviver um dia de agosto em 2013


21 de agosto de 2013
            Querido diário!

Hoje vou recordar como foi o meu dia de tristeza, os dias em que a serra que avisto da janela do meu quarto foi assolada por um grande incêndio.
Quando acordei, saí à rua e cheirava-me a queimado. O meu pressentimento foi que a minha aldeia estivesse a arder. Estava muito preocupado porque não queria que chegasse a minha casa. Foi um pesadelo porque tinha medo que ficasse sem árvores e sem verdura na minha aldeia.
O fogo subia e trepava os montes da minha aldeia. Eu estava cada vez mais preocupado  porque o fogo não dava tréguas. Havia cada vez mais bombeiros em redor para tentar controlar e apagar o fogo . Estes faziam o que podiam para tentar apagar o fogo.
Todos os dias ouvia falar na televisão da minha terra rodeada por uma nuvem negra de fumo e uma clareira de chamas.


Página de diário II


             Querido diário!

             Hoje acordei, olhei o céu e vi uma nuvem muito cerrada de fumo preto. Vesti-me à pressa para ir ao café saber das novidades, mas quando saí  dei de caras coma serra toda a  arder, fui a correr...corri.corri...

             Ao chegar ao café, vi uma enorme multidão de pessoas aflitas e chorosas por terem sido evacuadas de casa a meio da noite. A uns metros de distância, ao pé do rio, estavam dois tanques enormes de bombeiros a abastecerem de água, cada vez que um saía chegava outro vazio. O dia foi passando e as chamas continuavam a devastar a serra sem serem dominadas. Todas as pessoas e bombeiros estavam em pânico. Foi um dia horrível, o ar era irrespirável, os olhos ardiam-me e apesar da noite descer a serra,  ninguém tinha vontade de se recolher em  casa.


Página de diário III
                                                                                                 


  
             Querido Diário!

             Não imaginas o que está a acontecer, a nossa linda serra está a arder. Hoje dia vinte e três, pelas onze horas da manhã, foi o pior acordar da minha vida, abri as persianas e ao cimo da serra vi uma fogueira, que passado uns minutos se descontrolou e tornou-se num grande incêndio.
             De imediato corri para junto da minha mãe, gritando-lhe para ligar para o 117, pois a floresta estava em chamas. Após a sua chamada, chegaram os bombeiros locais. Naquele preciso momento ninguém imaginava que este seria um dos maiores incêndios do ano.
            Depois de muitas horas de combate, eu e toda a população, ajudámos os heróis, contribuindo com bens alimentares e um abrigo.
              À noite, a pior paisagem alguma vez vista na Serra do Caramulo, o ar estava irrespirável, no céu via-se uma mancha vermelha que serpenteava toda a serra. Só se via vermelho, o incêndio saltava penhascos atrás dos pinheiros verdejantes, transformando-os em cinzas. As pinhas pareciam granadas e elas próprias incendiavam o pinhal que ainda estava adormecido.


segunda-feira, 7 de março de 2016

Entrevista a António Ferreira, Presidente da Junta do Guardão

António Ferreira, presidente da Junta do Guardão desde o ano,  viveu os incêndios da serra do Caramulo de forma interventiva, participando no combate ao fogo,  viu-se inclusive no meio das chamas e recorda com algum pesar aqueles dias em que viu a sua linda serra desaparecer. Autarca a residir no Caramulo, sente os problemas das suas gentes. Não é sobre o seu pelouro que o decidimos interrogar, mas por residir no Caramulo, poderia ter muito que contar quer enquanto responsável autárquico quer enquanto habitante do Caramulo sobre o fatídico ano de 2013.



- Como foram aqueles dias em que acordava e via o fogo e o fumo por todo lado?
Foram dias terríveis! Sente-se uma incapacidade e impotência perante a força das chamas. Foi uma altura do ano de altas temperaturas – estávamos em Agosto – estava tudo seco… não há memória de nenhum dos vivos daquela tragédia que aconteceu no Verão de 2013!

- Chegou a combater o fogo?

Sim. Em vários locais e em diferentes alturas, tanto de noite como de dia. É importante referir que devemos todos ajudar e combater este flagelo, no entanto devemos ter sempre em conta a segurança de cada um e de todos os que nos rodeiam; colaborar com as Forças de Segurança, Bombeiros e Proteção Civil.


- O que sentiu quando dia após dia o fogo se espalhava e consumia a serra?
Senti uma grande tristeza; apesar dos esforços de todos, não foi possível dominar as chamas e infelizmente perderam-se vidas humanas, o que veio dar uma dimensão de profunda tristeza e revolta com o que se estava a passar. Tentei ter sempre destreza de espírito para dar alento a todos os que combatiam o fogo e todos os que viam os seus bens a serem destruído, mas houve alturas em que foi difícil manter a calma – o cansaço e todo aquele cenário dantesco mexem com qualquer um.  

-Chegou a arder-lhe alguma propriedade sua?
Sim. Pequenas parcelas de pinheiro.


7º H

terça-feira, 1 de março de 2016

Descubra a serra em três dias...


Descubra uma serra encantada!


A Serra do Caramulo está situada no concelho de Tondela, distrito de Viseu. É uma zona de montanha de origem granítica e xistosa. As urzes e a carqueja predominam na sua flora. Pode visitar as suas aldeias em que predomina o granito na construção das casas, apreciar os canastros ou espigueiros, apreciar as paisagens. Tem museus para visitar, os moinhos, parques de lazer ou merendas, a Rádio Tondela, o Caramulinho, o Cabeço da Neve e muito mais.

A serra do Caramulo abrange a freguesia do Guardão, Santiago de Besteiros, S.João do Monte e Mosteirinho, entre outras.

Nesta descoberta, vamos apresentar alguns pontos recônditos, a não perder da nossa serra. As suas pequenas aldeias e alguns monumentos, mas não só a própria flora da serra deve ser apreciada, apesar de tudo estar a ser alterado.
Mapa do concelho de Tondela

Descubra a serra em três dias

Comece pelo Museu do Caramulo que compreende o Museu de Arte e o Museu Automóvel onde poderá apreciar a coleção automóvel e de arte bem como a coleção de brinquedos . Passe pelos moinhos do Caramulo situados em plena localidade do Caramulo, junto ao hotel. Dirija-se, depois, à capela de Santa Margarida, padroeira da localidade. Daí poderá ir de carro até ao ponto mais alto, com 1075 metros , subir ao Caramulinho, podendo avistar o mar em dias de céu limpo e a seguir ir ao Cabeço da Neve de onde poderá avistar o extenso vale de besteiros e, se gostar de desporto aventura, praticar Parapente.

Caramulinho


















Cabeço da Neve








          Daqui seguir em direção à aldeia de Jueus onde poderá pernoitar na Casa do lagar miradoyro. No dia seguinte, poderá seguir para o Teixo. Aí encontrará também alojamento na Casa da Portela .


Aldeia do Teixo


             De seguida, dirija-se a São João do Monte, freguesia do concelho de Tondela, com cerca de 862 habitantes (2011). Era constituído pelas freguesias de Mosteirinho e São João do Monte. Em 1836 foram-lhe anexadas as freguesias de Alcofra, Arca e Varzielas. Esta aldeia é muito rica em termos arquitetónicos, a não perder, onde poderá desfrutar de uma praia fluvial, uma igreja matriz secular, a ponte de Cales, as fontes Marianas, a ponte romana e a casa da cadeia.


Ponte de são João


Igreja matriz


Casa da cadeia


Pelourinho








Este pelourinho encontra-se situado no Largo do Pelourinho. A sua construção data do século XVII







Capela de São Cristóvão




         





   São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas. atualmente os motoristas levam os seus carros no último domingo de julho para benzer os seus carros e para terem sorte nas viagens.






          Espigueiro em Abóbada





       




 Os espigueiros situam-se na povoação de Almofala, Ábobada, Vila de São João do Monte, e são em granito e madeira de construção antiga, mantendo as características e pedras soltas de granito que suportam a estrutura em madeira.